Bienvenida
O desafio de planejar e promover um evento de Food Design no Brasil foi grande. Trata-se de uma área de grande interesse por diversas partes (Gastronomia, Design, Engenharias, Nutrição, Psicologia, Sociologia, entre outros).
O peso do evento tornou-se ainda maior quando notamos que este foi o primeiro a ser realizado em território nacional e com tal porte. O campo de Food Design sempre foi uma área de interesse para a Gastronomia e demais disciplinas das Ciências da Saúde, pois o alimento figura como um elo entre a produção, preparo, saúde e consumo.
Nos apoiamos em Projetos Pedagógicos de diversas áreas para traduzir em temáticas os pontos que poderiam ser abordados durante o evento. As discussões e apresentações foram inspiradoras e trouxeram abordagens críticas sobre diversos meios de produção, condução de projetos e possibilidades para gerar valor às pessoas e aos contextos socioeconômicos que encontravam-se inseridas.
Para os docentes o desafio de estudar e lecionar sobre a alimentação foi ampliado. Notamos que as dimensões que contemplam o ensino podem ser aprofundadas na direção da multi e transdisciplinariedade; na prática de projetos que utilizem o conhecimento acadêmico associado a pesquisas mais pontuais, em busca de soluções viáveis para situações do cotidiano. Para os discentes, o desafio de estudar a alimentação apresentou-se ainda mais complexo e dinâmico. Puderam perceber que as variáveis que contemplam o ator de ser alimentar são grandes entremeados de informações e processos nos quais eles poderiam se inserir com qualidade técnica.
A grande questão que ficou a todos seria que caminho poderiam seguir. Portanto, cabe a nós, a rede Latinoamericana de Food Design, a professores pesquisadores, aos cozinheiros e demais interessados a promoção do interesse e diálogo entre as áreas afins para impulsionar o amadurecimento do Food Design.
(Escrito por Ricardo Yudi Akiyoshi)